19 dicas para desintoxicar
Tudo o que deve saber para evitar dores de barriga e ter uma alimentação mais equilibrada
1- Comece por reduzir a ingestão de álcool e cafeína para metade e, se fumar, deixe de o fazer durante alguns dias. Se estiver indisposto, beba um chá de gengibre ou uma água tónica que são um bom tónico para começar.
2- Coma peixe e, se não puder evitar a carne, então que esta seja branca, e, sobretudo, coma verduras, frutas e hortaliças.
3- Nada há de melhor para limpar o organismo do que um sumo diurético. A melancia e o ananás são os melhores.
4- Beba um cocktail muito depurativo: aipo, maçã e cenoura.
5- Uma alimentação para purgar os seus pecados:
Pequeno-almoço: água, fruta e pão integral.
A meio da manhã: iogurte com bífidos.
Almoço: arroz de tomate e hortaliça, uma posta de salmão grelhado com um fio de azeite.
A meia da tarde: um chá sem açúcar e uma tosta com compota de morango.
Jantar: linguado na brasa com brócolos com um fio de azeite e uma maçã.
6- Elimine as bebidas muito quentes, com gás ou demasiado frias.
7- Prepare uma taça de aveia com leite magro. Contém fibra solúvel que diminui o colesterol e é um excelente regulador intestinal. Pode juntar uma peça de fruta aos bocados.
Lembre-se que deveria consumir cerca de 30 g de fibra por dia.
8- Uma alimentação de desintoxicação não deve provocar dores de estômago. Trata-se de comer racionalmente e não de deixar de fazê-lo. A fome é o inimigo número um do auto-controlo da ingestão de alimentos.
9- Beba dois litros de água por dia de modo a eliminar as toxinas e facilitar a digestão. Se não conseguir beber tanta água, ingira sumos naturais, infusões ou chá, de preferência sem açúcar.
10- Recupere o estado de saúde dos seus rins comendo alimentos ricos em vitaminas B6 (peixe, ananás e laranjas) e magnésio (arroz solto e brócolos).
11- Faça desporto! Não existe forma mais rápida de limpar o seu organismo do que fazendo exercício físico.
Se não tiver tempo, vá a pé para o trabalho, saia duas paragens antes do destino e/ou prescinda do elevador do seu prédio e suba pelas escadas. Sem notar, está a queimar muitas calorias por dia. Além disso não há melhor anti-depressivo.
12- Faça uma espécie de banho turco. A pele é o maior órgão do corpo humano, pelo que deve tentar eliminar as toxinas através dela.
Eis uma solução domiciliária: coloque-se na banheira com a água bem quente e junte duas colheres de sais de banho. Repouse (todas as noites) durante 30 minutos, precisamente antes de ir dormir.
13- As infusões são um modo natural de estimular o organismo e uma boa forma de beber líquidos. Ajudam os rins e eliminam as toxinas através das glândulas sudoríparas.
14- Adira ao verde. Dê um passeio (dois, três...) por locais onde possa respirar ar puro.
15- Dê a cara. As limpezas faciais não foram inventadas exclusivamente para as mulheres. Os seus efeitos depurativos e tranquilizadores não têm sexo, pelo que se aconselham. Vá a um centro especializado e faça uma máscara relaxante.
16- Beba iogurtes. Deveria escolher iogurtes com bífidos activos, pois aumentam as resistências imunulógicas e têm grande quantidade de cálcio.
17- Compre um wok. Trata-se de uma espécie de frigideira chinesa que preserva os valores nutritivos dos alimentos. A sua ergonomia possibilita uma perfeita distribuição do calor e a utilização de pouco óleo.
18- Substitua a carne pelo peixe. O peixe é mais benéfico para o organismo do que a carne. As suas gorduras têm os famosos ácidos Ómega-3 e Ómega-6 que podem proteger as células do coração de potenciais arritmias.
19- Elimine a comida que tenha muitas gorduras, sal, corantes e conservantes e os produtos de confeiteira industrial.
Texto concedido pela revista:
MEN'S HEALTH
domingo, 28 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário