quinta-feira, 25 de setembro de 2008

HIPERTENSÃO ARTERIAL




A hipertensão ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.

Você sabia que 30% dos hipertensos têm entre 20 e 40 anos? E o que é ainda mais alarmante: 50% das pessoas hipertensas não sabem que têm tal característica.

Anualmente, 300 mil pessoas morrem em consequência de doenças cardiovasculares, e a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para isto. As perguntas mais comumente feitas à respeito da hipertensão são as seguintes:

A hipertensão (pressão alta) tem cura?
Na maior parte dos casos ainda não tem cura mas tem tratamento e que quando feito adequadamente a pessoa pode ter uma vida normal.

Quem tem maiores chances de ter pressão alta (hipertensão)?
Ela pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em adultos e idosos. Além disto, há fatores que devem ser considerados:

- É mais frequente na raça negra;
- O risco aumenta com a idade;

- É mais observada em homens com até 50 anos e em mulheres de mais de 50 anos;
- Mais comum aos diabéticos;

- O fator hereditário também deve ser observado.
Como é o tratamento?

Conforme o caso, o tratamento pode ser feito com ou sem medicamentos. É importante consultar um médico e não interromper o tratamento após a normalização da pressão arterial, uma vez que ela deve estar sempre sob controle.

Que fatores influenciam os níveis de pressão arterial ou hipertensão?

- Obesidade: O excesso de peso faz o coração ter que trabalhar mais, o que causa o aumento da pressão. Inclua frutas e verduras no seu dia a dia e evite alimentos gordurosos. Se você precisa emagrecer, consulte um médico ou um nutricionista para orientá-lo em sua dieta;

- Fumo: O cigarro, além de responsável por muitas outras doenças, aumenta os riscos de problemas do coração. Se você tem pressão alta, esses riscos são ainda maiores. Se você fuma, pare de fumar;

- Diabete: Quem é diabético também tem maiores chances de ser hipertenso, portanto, o controle da diabetes e da dieta deve ser rigoroso;

- Colesterol: Ter o nível de colesterol alto, favorece o acúmulo de gorduras nas artérias que levam o sangue ao coração, aumentando os riscos de infarto;

- Álcool: Além de dificultar o tratamento, o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar a pressão arterial;

- Sal: Consumir sal em excesso (mais de uma colher de chá ao dia) facilita o aumento da pressão arterial. Procure substituí-lo por outros temperos que também dão sabor aos alimentos mas são naturais, como orégano, louro, cebola, etc. Enlatados também contêm muito sal;

- Estresse: Mesmo que não fume, não beba, não seja diabético e tenha uma vida saudável. O estresse pode elevar a pressão arterial. Procure não levar tão a sério os problemas e não se irritar à toa. Diversão é importante: reserve sempre um tempo para fazer o que você gosta ou estar com os amigos. Além de ficar mais feliz, você estará cuidando do seu coração.

Quais são os sintomas?
Este é um problema! Em casos de pressão alta leve e moderada, na maioria das vezes, não há sintomas. Somente quando a pressão sobe muito, ocorre dor no peito, dor de cabeça, tontura, visão embaçada e sangramento nasal.

Ter pressão alta é igual a ter problema do coração?
Não somente do coração. A pressão alta pode levar ao comprometimento dos vasos de todo o corpo humano, e de outros órgãos como rins e cérebro.

Que alimentos devem ser evitados?
Enlatados, presuntos, mortadela, salsicha, lingüiça, carne de sol, chocolate, maionese, frituras, alimentos muito salgados e refrigerantes normais ou dietéticos.

Exercícios físicos são recomendáveis?
Sim. Atividade física fortalece o seu organismo e relaxa, pois faz com que você se distraia. Além disso, ajuda a reduzir as triglicérides, o colesterol, combater a diabete e a obesidade. Praticando exercícios regularmente (no mínimo 3 vezes por semana) você diminui bastante os riscos de pressão alta. Algumas pessoas até deixam de ser hipertensas apenas com práticas de exercícios. Obs: Se você for caminhar, comece devagar, com caminhadas de 15 a 30 minutos diários de uma vez ou dividido em 3 vezes de 10 minutos ao dia.

Mais informações consulte http://prevencao.cardiol.br/hipertensao/

Nenhum comentário: