Para Lula e Mantega, crise não afeta o Brasil
O presidente Lula afirmou hoje (29) que a crise americana não vai abalar a economia brasileira. “Nós estamos seguros aqui”, disse o presidente, após o Congresso dos EUA rejeitar o pacote econômico para contornar a crise dos bancos locais. “O Brasil não vai jogar fora essas coisas que nós construímos”, garantiu.
Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disseram que haverá uma restrição no crédito por conta da situação. Mas isso não causará turbulências, segundo ele. “Mas não vai haver esse estresse”, disse o ministro. “A situação é bastante normal no Brasil”, continuou Mantega.
O ministro afirmou acreditar que o Congresso dos EUA ainda vai aprovar o pacote proposto por George W. Bush. Hoje, a Câmara rejeitou a proposta de injetar 700 bilhões de dólares dos cofres do Estado para salvar os bancos da crise.
“Os EUA e o Congresso devem assumir sua responsabilidade”, opinou Lula. Hoje, o governo fez uma reunião para avaliar os impactos do abalo econômico internacional na economia brasileira.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em queda de quase 10% no pregão desta segunda-feira após a decisão da Câmara dos Estados Unidos.
Apesar dos temores, pesquisa da CNI-Ibope mostrou que os brasileiros não foram afetados, ao menos por enquanto, pelo abalo econômico internacional. Com isso, o otimismo da população está em alta, assim como a popularidade de Lula. (Eduardo Militão)ATUALIZADA EM:29/09/2008
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário