quarta-feira, 1 de outubro de 2008

EUA - VOTACAO JA' COMECOU

RIO - O dia da eleição presidencial nos EUA é 4 de novembro, certo? Não para todos. Oficialmente, a data para os eleitores irem às urnas é a primeira terça-feira de novembro. Mas é cada vez maior o número de americanos que antecipa a votação, seja por email ou de forma presencial. De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal "Washington Post", cerca de um terço dos eleitores deve votar antecipadamente. Em alguns locais a votação já começou.
Evolução da voto antecipado nos EUA

2000 - 14% (George W. Bush x Al Gore)

2004 - 20% (George W. Bush x John Kerry)

2008 - 33% (previsão do Early Voting Information Center)

A mudança no comportamento do eleitorado americano está fazendo com que as campanhas de John McCain e Barack Obama ajustem suas operações a fim de atrair os eleitores que votam antes de 4 de novembro. Esses votos são disputados como ouro, dizem analistas.

" Todo voto que conseguimos antecipadamente é um a menos a disputar no dia da eleição "

- Todo voto que conseguimos antecipadamente é um a menos a disputar no dia da eleição - disse ao "Post" Alex Conant, porta-voz do Comitê Nacional Republicano.

Na mesma direção, a campanha democrata estreou uma propaganda no estado de Ohio na última sexta-feira especialmente criada para seduzir os que votaram antes.

- Ela (a propaganda) foi criada exatamente com esse propósito, e é o tipo de coisa que as campanhas estão fazendo cada vez mais - explicou Evan tracey, integrante de um grupo de monitora gastos com publicidade eleitoral, ao diário.

De acordo com especialistas, no lado democrata votam especialmente moradores de áreas urbanas, membros de grupos minoritários e estudantes. No republicanos, eleitores mais idosos e de áreas rurais que estão fora do domicílio eleitoral.

Menino com adesivos de John McCain no Mississippi / EFE

Em pelo menos quatro estados considerados de grande disputa entre Obama e McCain, a luta por voto será acirrada nas próximas semanas. Nevada, Novo México e Colorado podem ter quase metade dos eleitores votando antes de 4 de novembro. Em Ohio, outro estado-chave, foram montadas "operações de guerra" para conquistar os "apressadinhos". Richard Kidd, um barbeiro da cidade de Dayton que é voluntário da campanha democrata, prometeu levar eleitores para um local que realiza votação antecipada. Kidd já conseguiu arrebanhar cem eleitores. Em Cleveland, advogados estão transportando moradores de abrigos públicos para seções eleitorais.

- Quero garantir às pessoas que desejam votar que elas não vão se sentir estressadas em 4 de novembro - afirmou o barbeiro.

No lado de McCain, um batalhão de voluntários tem enviado emails com o formulário de votação a distância. Um comitê de campanha mandou cerca de um milhão. Segundo Lori Viars, que participa dessa articulação política, os esforços para conquistar eleitores de forma antecipada "é a maior que eu já vi".

No Arizona, eleitores registrados no estado mas que vivem no exterior poderão votar a partir de quinta-feira em um sistema on-line. O processo beneficiará, principalmente, militares.

Fonte: o globo

Nenhum comentário: