terça-feira, 14 de outubro de 2008

Euforia dá lugar à realidade - Miriam Leitao

Passada a euforia inicial com o pacote europeu, os investidores agora se dão conta de que o mundo precisará de um bom tempo para superar a crise econômica. Com a montanha de dinheiro que será gasto para sanar o sistema financeiro, o equilíbrio fiscal das principais economias do mundo ficará ameaçado.

Soma-se a isso a recessão que aos poucos vai ficando cada vez mais evidente. Dos Estados Unidos, vieram notícias ruins sobre a Microsoft, Pepsi e Intel. Todas as três companhias devem registrar ganhos menores este ano, com a perspectiva de menos vendas.

Com isso, as bolsas agora à tarde já operam mais para o negativo. O Ibovespa depois de subir mais de 7% pela manhã, chegou a cair 1,45%, e às 16h20m operava perto da estabilidade, com alta de 0,01%. O Dow Jones caía 1,97%; enquanto a S&P recuava 1,85%; e a Nasdaq, 4,01%.

Pelo menos, há uma coisa boa: as quedas não são tão fortes como as da semana passada. Sinal de que a crise aos poucos está perdendo o caráter emocional.

- A emergência já foi feita, agora precisamos ver quais serão as medidas para o médio e longo prazo - explicou o economista Alvaro Bandeira, da Ágora Corretora.

Nenhum comentário: